38%

Em pesquisa realizada nas olimpíadas de Sidnei em 2000, aproximadamente 38% dos atletas estavam fazendo uso de antiinflamatórios para combater a dor de pequenas lesões musculares e articulares (HUANG et al, 2006)
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Estudos com animais demonstraram reduções de 50% na hipertrofia dos músculos após o uso de ibuprofeno (droga de função antiinflamatória) durante 14 dias de uso (SOLTOW et al. 2006)

Treinou e está com a musculatura dolorida há horas ou dias após aquele treino sagaz? Está pensando em tomar um anti-inflamatório para aliviar a situação?

Já ouvi falar por aí que não pode fazer isso. Mas porquê?

Após o treinamento o músculo sofre microlesões e ele se regenera pela hipertrofia, ocasionada pela fusão de fibras e aumento do tamanho destas.

Assim, a dor é uma resposta ao processo natural de regeneração do músculo e tomando relaxante muscular você pode interromper a hipertrofia.

Não quero afirmar que você não deve tomar o medicamento, afinal, você tem esse direito, mas nesse texto quero clarear o não uso deste.

O ponto-chave é que nosso corpo tem a capacidade de se regenerar e assim, adaptar-se ao treino e por isso devemos mudar a intensidade do exercício. Dessa forma, caso haja uma dor intensa e você opte pelo uso de relaxante muscular, pode-se mascarar uma lesão mais séria, além de atrapalhar o crescimento muscular.

É sabido que a cox2 é uma enzima responsável pelo fenômeno da inflamação e produção das prostaglandinas.

Essas são sinais químicos responsáveis pelo processo de inflamação, coágulos e fluxo sanguíneo e há estudos que demonstram seu funcionamento aumentado após sessão de exercícios resistidos (TRAPPE et al. 2001).

Portanto, os anti-inflamatórios agem inibindo os sinais da prostaglandinas para aliviar os sintomas da inflamação, inclusive a dor, e junto com ela vai-se seu treino e a hipertrofia tão suada.

Quando alguém for tomar um remédio para a dor causada pelo treino envie este artigo para ele. Sabendo os prós e contras do uso indiscriminado dessas drogas as pessoas melhoram suas decisões e seus resultados.

No próximo post explicarei como melhorar os efeitos da dor sem uso de medicamento e potencializar o treino do dia anterior.

 

Por Victor Mattos